Escolha uma Página

Blog ou site? Muito confundidos os blogs e sites possuem importantes diferenças entre si. Mas afinal, que diferenças são essas e qual a melhor opção para a sua empresa?

Neste artigo, a Dinâmika Web vai explicar as principais diferenças entre um blog e um site e detalhar quando cada opção deve ser utilizada nas estratégias de marketing de uma empresa. Portanto, se você chegou até aqui sem conhecer a diferença entre essas duas importantes ferramentas da internet, não deixe de acompanhar o artigo até o final!

O que é um site?

A pergunta desse tópico, pode até mesmo parecer óbvia, afinal no universo de tecnologia ao qual estamos inseridos quem não saberia dizer o que é um site, não é mesmo? Até aqueles que habitualmente não possuem acesso a internet, saberiam ao menos dizer que trata-se de algo relacionado a famosa rede mundial de computadores.

No entanto, os sites possuem características próprias que os diferenciam de outros tipos de páginas da web, como por exemplo os blogs.

De forma geral, podemos dizer que os sites costumam trazer informações sobre uma empresa, os meios de contato, os serviços prestados e os produtos oferecidos por ela.

Destacamos que um mesmo site pode contar com diversas páginas, incluindo dentre elas uma página do tipo blog, que é o que veremos no próximo tópico.

O que é um blog?

Agora que você já compreendeu o conceito de site, ficará muito mais fácil para entender o conceito e os objetivos de um blog.

Basicamente, os blogs são páginas da web com o objetivo de publicar conteúdos relevantes a um determinado público. Os blogs podem ser meramente informativos ou até mesmo servir como ferramenta para melhoria do tráfego orgânico e captação de leads e novos clientes.

Sendo assim, ao realizar uma pesquisa no Google ou em outros buscadores da web, os usuários da internet podem ser direcionados para acessar o blog de uma empresa que ofereça um ou mais conteúdos que contenham as informações capazes de retirar suas dúvidas sobre determinado assunto.

Em muitos casos, os leitores acabam comprando um produto ou serviço oferecido pela empresa e que se apresente como solução para a sua necessidade.

Basicamente, podemos concluir, que os sites reúnem informações corporativas das empresas, enquanto que os blogs veiculam informações, notícias e acontecimentos de interesse dos leitores.

Blog ou site: Qual a melhor opção?

Sites e blogs possuem características diferentes, mas que se complementam, portanto, em uma estratégia de marketing para empresas é essencial que ambos sempre estejam juntos. No entanto, se a página da web e seus conteúdos fizerem parte de um hobby pessoal ou artigos de opinião prefira apenas um blog.

Quando vinculamos um blog a um site, os conteúdos publicados no blog podem se transformar em uma poderosa ferramenta para captação de potenciais clientes.

Os Clientes quando direcionados para o site da empresa, podem entrar em contato, solicitar um serviço ou realizar uma compra, por exemplo.

Precisando criar um site e blog? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo, conheça os nossos serviços e faça o seu orçamento!