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Você provavelmente já deve ter ouvido valor sobre a diferença entre valor e preço, por mais que não lembre qual é. Ainda assim, em nosso dia a dia, observamos muitas pessoas (e até nós mesmos) confundirem o significado dos termos.

Por mais que no dicionário as duas palavras tenham significados similares, no marketing e no mundo corporativo como um todo elas apenas se complementam entre si. A diferença entre elas pode ser responsável por pontos críticos da organização, como a lucratividade e a fidelização de clientes.

Obviamente, o preço é importante quando pensamos em adquirir determinado produto, mas será que é imprescindível para determinar se um produto é bom ou ruim? Por exemplo, o que faz um tênis melhor do que o outro? Alguém mais conservador e sem conhecimento de marketing dirá que é o material, provavelmente.

No entanto, é necessário que haja a compreensão de que, muitas vezes, pagamos mais pela experiência do que pelo custeio do produto. E esse é um dos motivos pelos quais não se deve focar no preço do produto quando pensamos em vender algo.

<h2> a equação preço x valor </h2>

Como explicar a preferência de consumidores por um produto idêntico a outro somente pelo fato de ser vendido em um “local x” (vamos chamar assim)? O que será que faz os clientes preferirem esse local x para comprar os mesmos produtos que eles poderiam encontrar em outros locais?

Em negócios relacionados a vestuário, isso se torna cada vez mais latente. Enquanto produtos artesanais e de marcas desconhecidas custam preços ínfimos, mesmo com a qualidade do material superior, marcas conhecidas vendem produtos por um preço elevado e qualidade inferior.

O que as marcas mais conhecidas têm a oferecer ao cliente que custa supostamente tão caro, sendo que o material utilizado para a confecção das roupas não tem nada de especial? A resposta é status. Ou seja, as pessoas pagam pela experiência de ter uma roupa que lhe confere status.

Após a leitura deste tópico, o que você acredita ser mais importante? Focar no valor do seu produto, ou seja, o que ele pode significar para o seu cliente ou o preço que ele custa? Sem dúvida, após compreender que o valor é o que vai levar a sua marca às alturas, você aprenderá que com uma boa estratégia de posicionamento, muitas pessoas desejarão o seu produto sem nem ter ideia de quanto custa.

<h3> Conclusão </h3>

Ao tentar realizar uma venda, planeje sempre focar no valor que o produto irá agregar ao cliente e mostre as vantagens práticas de adquiri-lo em detrimento de outro. A missão do vendedor e de uma boa estratégia de marketing é informar ao cliente o porquê do produto que está sendo vendido agrega mais valor do que um produto similar de outra empresa.

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